Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Informativos DTIC / Relato de atividades - 28/03/2019

Relato de atividades - 28/03/2019

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), vem apresentar à Comunidade Universitária um relato sobre as atividades executadas durante os dias 22, 23 e 24 de fevereiro de 2019 e que se estenderam por outros dias subsequentes, causando uma instabilidade temporária na Rede UNIRIO.

Primeiramente, apresentamos a seguir os benefícios alcançados após a realização dos procedimentos:

            - Utilização da infraestrutura elétrica com geradores de energia do CBPF;

            - Link da Rede UNIRIO de 10 Gbps (10 vezes maior) interligando os campi e acesso à internet;

            - Independência dos campi para acesso à internet em caso de pane na DTIC;

            - Economia mensal em torno de R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais), devido ao desligamento de links de dados que eram contratados junto a empresas de telecomunicação.

Sendo assim, em 22/02 teve início a implantação do projeto, fruto da parceria entre a DTIC e a Rede Comep, para viabilizar a infraestrutura de TI a fim de tornar os serviços da DTIC com alta disponibilidade, aumentando a capacidade dos links entre campi e acesso à internet para 10Gbps e tornando os campi independentes para acesso à internet. Para tanto, foram envolvidos 3 setores da DTIC, a saber: Recursos Computacionais; Redes; e Segurança da Informação e Comunicação.

No início das atividades, foram retirados da DTIC e hospedados no CBPF um Switch de alta performance e gerenciamento e dois equipamentos do tipo Firewall, que sofreram uma reconfiguração total para atendimento ao novo cenário. Também foi realizada a passagem de 22 cordões de Fibra Ótica (FO) no CBPF, para conexão em alta velocidade dos equipamentos com os campi da UNIRIO. Além disso, foi realizada a substituição de 11 switches de borda nos campi, com o objetivo de prover a comunicação em 10Gbps entre eles. Foi necessário ainda, reconfigurar e atualizar o software de 38 switches instalados em toda a UNIRIO, objetivando prover a comunicação entre eles.

Abaixo, mapa de distribuição das FOs entre os campi da UNIRIO:

Mapa com conexão de rede unirio intercampi

Direção DTIC Unirio