Palestras e exposições lembram os 30 anos do acidente com césio-137 durante o 1º Colóquio de Saúde em Emergências e Desastres da UNIRIO

O evento ocorreu no dia 13 de setembro, no Auditório Vera Janacopulos
Palestras e exposições  lembram os 30 anos do acidente com césio-137 durante o 1º Colóquio de Saúde em Emergências e Desastres da UNIRIO

1º Colóquio de Saúde em Emergências e Desastres da UNIRIO (foto: Divulgação Comso)

No dia 13 de setembro, aconteceu o 1º Colóquio de Saúde em Emergências e Desastres da UNIRIO, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem,  sob a organização do Laboratório de História do Cuidado e Imagem de Enfermagem (LACUIDEN) da UNIRIO e do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergências e Desastres (GEPESED), da UFRJ. 

O objetivo do Colóquio é difundir a produção científica, tecnológica e cultural, bem como os saberes e práticas sobre saúde nas emergências e desastres. Nesta 1ª edição,  a abordagem foi  rememorar  o desastre radioativo com Césio-137, que aconteceu em Goiânia em 13 de setembro de 1987. Durante as palestras, os participantes puderam  debater sobre as lições aprendidas com o desastre e conheceram  práticas avançadas sobre radioproteção e assistência de saúde a radioacidentados . Estratégias para o ensino e pesquisa de Saúde em Emergências e Desastres foi o tema da conferência de abertura ministrada pelo professor da UFRJ,  Alexandre Oliveira, Pós-doutorando pelo PPGENF/UNIRIO.

O evento, realizado no  no  Auditório Vera Janacopulos,  contou com a participação de diversas autoridades do Exército e  da Marinha do Brasil e de gestores da UNIRIO. No lado externo do Auditório,  ocorreram  Exposições de materiais operacionais utilizados pelo Exército  e pela Marinha para resposta a emergências radioativas.

Confira a programação completa e saiba mais sobre o Colóquio.