PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

A programação do evento Hack@UNIRIO 2017 será composta pelas etapas e atividades descritas a seguir, que serão praticadas em um ambiente colaborativo, cocriativo, interdisciplinar, com muita troca de conhecimento, aprendizado, palestras curtas e mentorias realizadas por especialistas.

1º Dia - 06/05 (sábado)

08:00 – Recepção e Credenciamento

A partir das 8 horas, as pessoas inscritas e selecionadas para participar da Hack@UNIRIO 2017 serão recepcionadas e credenciadas.

Listagem está disponível em Inscrições Aprovadas.

09:00 – Abertura

Na abertura será realizada a apresentação dos apoiadores e patrocinadores do evento, assim como as atividades que ocorrerão ao longo dos 2 (dois) dias de evento, com palestras curtas e mentorias

09:30 às 12:30 – Espaço de Ideias

Nesta etapa será realizada uma Desconferência sobre VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA, onde serão expostos, em um debate aberto e colaborativo, problemas relacionados a vivência, oportunidades de melhoria, recursos disponíveis e possíveis soluções.

Após a desconferência, será iniciado o processo de concepção das soluções, onde as equipes deverão ser formadas e ser definido o tema ao qual as soluções tecnológicas serão desenvolvidas.

As equipes e os temas deverão ser apresentados até as 14:00.


A Desconferência terá a participação de convidados com ampla experiência sobre o tema do evento. Os seguintes assuntos serão apresentados:

 Questões atuais sobre VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA

 Uso de recursos tecnológicos disponibilizados pela UNIRIO

 Iniciativas de sucesso para evolução da VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA

 Concepção e desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovação

 

 

 

Convidados para Desconferência:

 Todos os participantes que tiveram suas inscrições aprovadas

 Professor Luiz Amâncio Machado de Sousa Junior, Decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UNIRIO

 Professora Maria Simone Alencar, Coordenadora de Inovação da UNIRIO

 Professora Monica Valle de Carvalho, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UNIRIO

 Manuel Meyer, um dos idealizadores do aplicativo Caronaê (http://caronae.ufrj.br/)

 Miguel Fernandes, sócio fundador da Inventos Digitais

 Professora Renata Araujo, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia da UNIRIO

 Professor Sean Siqueira, coordenador do grupo de pesquisas Semantics & Learning da UNIRIO

 Professor José Ricardo Cereja, especialista em Empreendedorismo e Inovação do Departamento de Informática da UNIRIO

 Professor Mariano Pimentel, especialista em Colaboração, Sistemas Colaborativos e Informática e Educação do Departamento de Informática da UNIRIO

Representantes da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC, http://www.unirio.br/dtic) da UNIRIO

Representantes das empresas Jr. - Uniriotec Consultoria e Athena Consultoria

Desenvolvimento das Soluções

A partir da definição do tema, as equipes podem iniciar o processo de concepção/especificação e desenvolvimento das soluções tecnológicas.

Mentores com experiência em diversas tecnologias irão ajudar no processo de desenvolvimento das soluções.

Palestra

No período da tarde, às 17 horas, será realizada a palestra "Como fazer um Pitch Fantástico", com o CEO da Bunee.io (http://bunee.io/), Bernard De Luna.




2º Dia - 07/05 (domingo)

Desenvolvimento das Soluções

As equipes terão até as 14 horas e 30 minutos para terminar o desenvolvimento das soluções e montar as suas apresentações.

15:00 – Apresentação das soluções

As soluções desenvolvidas pelas equipes serão apresentadas, no formato de apresentações curtas, com o tempo máximo de 5 minutos para cada equipe.

Após a apresentação será realizada a avaliação das soluções pelo Comitê Avaliador, composto por membro internos da UNIRIO e externos com ampla experiência em desenvolvimento tecnológico.

18:00 – Encerramento e Premiação

Todas as soluções apresentadas receberão um feedback com a indicação de melhorias que poderão ser realizadas, oportunidades de uso e evolução.

As 3 (quatro) soluções melhor avaliadas serão premiadas durante a cerimônia de encerramento:

 1° lugar: cada integrante da equipe receberá um (1) troféu e uma (1) medalha.

 2° lugar: cada integrante da equipe receberá uma (1) medalha.

 3° lugar: cada integrante da equipe receberá uma (1) medalha.