Regulamento


REGULAMENTO


1.      DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1.   O Hack@UNIRIO 2017 é um evento baseado em maratonas de programação, conhecido como hackathon, de caráter interdisciplinar e colaborativo, com finalidade de possibilitar a participação da comunidade universitária na concepção e desenvolvimento de soluções tecnológicas para evoluir (ampliar, facilitar, melhorar) a VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA.

1.2.   A VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA está relacionada às atividades que podem ser exercidas na universidade pela sua comunidade, que é composta por: professores, alunos, técnico-administrativos em educação e cidadãos interessados em contribuir com a universidade.

1.2.1.     As atividades desenvolvidas pela universidade estão diretamente relacionadas ao Ensino, à Pesquisa, à Extensão e à Administração universitária.

1.2.2.     A participação da comunidade nas instâncias deliberativas da universidade através de conselhos, entre outros instrumentos democráticos, também está associada à VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA.

1.3.   O evento será realizado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), localizado na Avenida Pasteur, 458, Urca - Rio de Janeiro, nos dias 06 e 07 de maio de 2017.

1.4.   Este regulamento e demais informações sobre o Hack@UNIRIO 2017 estão disponíveis no site do evento: http://www.unirio.br/hackathon.


2.      ATIVIDADES

2.1.   O evento será composto pelas seguintes etapas:

2.1.1.     Abertura: será realizada a recepção dos participantes, composição das equipes e warm-up com palestras curtas sobre assuntos relacionados ao tema do evento e as atividades que serão desenvolvidas, e apresentação dos patrocinadores e apoiadores.

2.1.2.     Espaço de Ideias: serão desenvolvidas atividades com o objetivo de possibilitar a identificação e explicitação de problemas vivenciados pela comunidade universitária e oportunidades de evolução da VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA.

A partir desta imersão os participantes serão incentivados a propor soluções com o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para as questões que foram identificadas. Ao final desta etapa as propostas deverão ser apresentadas.

2.1.3.     Maratona de Desenvolvimento: as soluções propostas serão desenvolvidas pelas equipes durante a maratona e apresentadas ao final desta etapa.

2.2.   As atividades terão o apoio de mentores e monitores para a sua realização.

2.3.   A programação detalhada, com todas as atividades que ocorrerão durante as referidas etapas, será divulgada no site do evento.

3.      PRÉ-REQUISITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SOLUÇÕES

3.1.   As propostas de soluções devem estar alinhadas ao tema do evento (VIVIÊNCIA UNIVERSITÁRIA) e observarem, no mínimo, os seguintes critérios:

3.1.1.     Colaboração: a solução deve alcançar o seu objetivo por meio da colaboração entre os membros da comunidade ou entre estes e a esfera administrativa e/ou gestora da universidade, de forma que amplie a participação da comunidade universitária nas atividades da instituição.

3.1.2.     Foco na realidade: a solução deve ser projetada para problemas reais vivenciados na universidade pela sua comunidade, para isso deve-se observar o contexto, identificar problemas e oportunidades, e a partir das necessidades identificadas gerar ideias que comporão a proposta de solução.

3.1.3.     Foco no usuário: a solução deve ser centrada no usuário, ou seja, voltada para as necessidades e desejos da comunidade universitária, considerando as limitações presentes neste contexto, por isso é importante que os potenciais usuários possam interagir, ainda durante a fase de concepção, com solução que está sendo projetada.


4.      INSCRIÇÕES

4.1.   As inscrições poderão ser por equipe ou individuais, o formulário para envio das propostas de inscrição será disponibilizado no site do evento.

4.1.1.     Inscrição por equipes: as equipes devem ser compostas por no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) integrantes, sendo necessário que ao menos um (1) seja membro da comunidade universitária da UNIRIO (aluno, professor ou técnico-administrativo em educação).

4.1.2.     Inscrições individuais: os participantes que realizarem inscrições individuais vão compor equipes formadas de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora ou integrados a outras equipes já inscritas, respeitando os critérios estabelecidos no item 4.1.1.

4.2.   Todos os inscritos deverão, no momento da inscrição, ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos.

4.3.   Por meio da avaliação das propostas de inscrição para o evento, a Comissão Organizadora selecionará até 50 (cinquenta) pessoas para participarem do evento.


5.      CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1.   Condições para análise e avaliação das soluções:

5.1.1.     Disponibilização no repositório do evento no GitHub do código fonte e a documentação associados à solução proposta, sob a licença Creative Commons (CC BY), assim como as instruções para execução da aplicação. O endereço do repositório é: https://github.com/hackatunirio.

5.1.2.     Breve apresentação da solução após a maratona de desenvolvimento.

5.2.   Todas as soluções, atendidos os critérios presentes no item 5.1, serão avaliadas por um Comitê Avaliador composto por membros com amplo conhecimento sobre o tema do evento e os pré-requisitos para o desenvolvimento das soluções.

5.3.   As soluções serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

5.3.1.     Aderência ao tema do evento.

5.3.2.     Grau de Inovação.

5.3.3.     User Interface / User Experience.

5.4.   A análise será realizada com base nos seguintes itens:

5.4.1.     Apresentação da solução.

5.4.2.     Pré-requisitos para o desenvolvimento da solução.

5.4.3.     Artefatos tecnológicos desenvolvidos e funcionais.


6.      PREMIAÇÕES

6.1.   Todos os participantes receberão um certificado de participação.

6.2.   As 3 (três) soluções mais bem avaliadas receberão menção honrosa da Comissão Organizadora, medalhas e outros prêmios.


7.      CRONOGRAMA

Atividade

Data

Período de inscrições

20/03/2017 a 21/04/2017

Divulgação das inscrições confirmadas

28/04/2017

Realização do evento

06/05/2017 a 07/05/2017


8.      CONSIDERAÇÕES FINAIS

8.1.   Os participantes deverão levar para o evento os equipamentos que julgarem necessários para o desenvolvimento das soluções, tais como: notebooks, tablets, smartphones, entre outros que acharem necessários.

8.2.   As despesas dos participantes referentes a transporte, alimentação e hospedagem serão de responsabilidade dos mesmos.

8.3.   Serão fornecidos durante o evento: água, café, lanches rápidos, acesso aos banheiros e espaço para descanso.

8.4.   Dúvidas sobre o regulamento e o evento podem ser enviadas para o e-mail  hack@unirio.br.

8.5.    Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.

8.6.   O regulamento está sujeito a alterações que serão previamente publicadas no site do evento.

8.7.   Serão considerados nulos e ficarão imediatamente desclassificados e impedidos de concorrer e/ou receber os prêmios, os participantes que não atenderem as condições estabelecidas neste regulamento, ou ainda, em que se verificar tentativa de fraude ou abuso.

8.8.   Ao efetivar a inscrição os participantes concordam com o inteiro teor do regulamento, autorizando a Comissão Organizadora a utilizar, editar, publicar, reproduzir e divulgar, por meio de jornais, revistas, livros e Internet, ou em qualquer outro meio de comunicação, assim como pesquisas científicas, sem ônus e sem autorização prévia ou adicional, os seus nomes, vozes, imagens e soluções propostas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, durante período indeterminado em conformidade com a legislação vigente.