Regulamento

REGULAMENTO HACK@UNIRIO 2018


1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. O hack@UNIRIO 2018 é um evento baseado em maratonas de programação, conhecidas como hackathon, de caráter multidisciplinar e colaborativo, que tem como objetivo a promoção da colaboração da sociedade na concepção e desenvolvimento de soluções tecnológicas para evoluir (ampliar, facilitar, melhorar) a participação social.

1.2. A participação social é a co-participação entra a sociedade e a universidade, ampliando a participação na vivência universitária (intramuros) e a presença da universidade na vida cotidiana (extramuros). Deste modo, o tema do hack@UNIRIO 2018, UNIVERSIDADE PRESENTE, se faz pela aproximação da universidade, contribuinte na geração de conhecimento, à realidade da sociedade como forma de influência positiva na vida da sociedade ao seu redor.

1.3. Toda e qualquer pessoa interessada no tema pode participar do evento, independente de sua formação ser voltada ou não à área tecnológica; este é um evento multidisciplinar.

1.4. A universidade desenvolve atividades relacionadas diretamente ao Ensino, à Pesquisa, à Extensão e à Administração universitária; e suas atividades podem ser exercidas pela sua comunidade, que é composta por: professores, alunos, técnico-administrativos em educação e cidadãos interessados em contribuir com a universidade.

1.5. O evento será realizado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), localizado na Avenida Pasteur, 458, Urca - Rio de Janeiro, nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2018.

1.6. Este regulamento e demais informações sobre o hack@UNIRIO 2018 estão disponíveis no site do evento: http://hack.unirio.br.


2. ATIVIDADES

2.1. O evento será composto pelas seguintes etapas:

2.1.1. Abertura: será realizada a recepção dos participantes, composição das equipes e warm-up com palestras curtas sobre assuntos relacionados ao tema do evento e as atividades que serão desenvolvidas, e apresentação dos patrocinadores e apoiadores.

2.1.2. Espaço de Ideias: serão desenvolvidas atividades com o objetivo de possibilitar a identificação e explicitação de problemas vivenciados pela sociedade e oportunidades de evolução da UNIVERSIDADE PRESENTE. A partir desta imersão os participantes serão incentivados a propor soluções com o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para as questões que foram identificadas. Ao final desta etapa as propostas deverão ser apresentadas.

2.1.3. Elaboração das Soluções: as soluções propostas serão desenvolvidas pelas equipes durante a maratona e apresentadas ao final desta etapa, para a devida premiação das equipes vencedoras.

2.2. As atividades terão o apoio de mentores e monitores para a sua realização.

2.3. A programação detalhada, com todas as atividades que ocorrerão durante as referidas etapas, será divulgada no site do evento ( http://hack.unirio.br ).


3. PRÉ-REQUISITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SOLUÇÕES

3.1. As propostas de soluções devem estar alinhadas ao tema do evento (UNIVERSIDADE PRESENTE) e observarem, no mínimo, os seguintes critérios.

3.1.1. Colaboração: a solução deve alcançar o seu objetivo por meio da colaboração mútua entre a sociedade, os membros da comunidade universitária e a esfera administrativa e/ou gestora da universidade, de forma que amplie a participação da universidade nas resolução de questões identificadas pela sociedade.

3.1.2. Foco na realidade: a solução deve ser projetada para problemas reais vivenciados pela sociedade, para isso deve-se observar o contexto, identificar problemas e oportunidades, e a partir das necessidades identificadas gerar ideias que comporão a proposta de solução.

3.1.3. Foco no usuário: a solução deve ser centrada no usuário, ou seja, voltada para as necessidades e desejos da sociedade, considerando as limitações presentes neste contexto, por isso é importante que os potenciais usuários possam interagir, ainda durante a fase de concepção, com solução que está sendo projetada.


4. INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições deverão ser por equipe. O formulário para envio das propostas de inscrição será disponibilizado no site do evento ( http://hack.unirio.br ).

4.2. As equipes devem ser compostas por no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) integrantes.

4.3. Todos os inscritos deverão, no momento da inscrição, ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos.

4.4. Por meio da avaliação das propostas de inscrição para o evento, a Comissão Organizadora selecionará a quantidade adequada de pessoas para participarem do evento, a partir do espaço disponível para a realização do evento.


5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1. Condições para análise e avaliação das soluções:

5.1.1. Disponibilização no repositório do evento no GitHub do código fonte e a documentação associados à solução proposta, sob a licença Creative Commons (CC BY), assim como as instruções para execução da aplicação. O endereço do repositório é: https://github.com/hackatunirio.

5.1.2. Breve apresentação da solução após a maratona de desenvolvimento.

5.2. Todas as soluções, atendidos os critérios presentes no item 5.1, serão avaliadas por um Comitê Avaliador composto por membros com amplo conhecimento sobre o tema do evento e os pré-requisitos para o desenvolvimento das soluções.

5.3. As soluções serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

5.3.1. Aderência ao tema do evento.

5.3.2. Grau de Inovação.

5.3.3. User Interface / User Experience.

5.4. A análise será realizada com base nos seguintes itens:

5.4.1. Apresentação da solução.

5.4.2. Pré-requisitos para o desenvolvimento da solução.

5.4.3. Artefatos tecnológicos desenvolvidos e funcionais.

5.5. Embora não obrigatório, é recomendável o cumprimento de desafios extras, diversifiers, a serem propostos durante a elaboração das soluções.


6. PREMIAÇÕES

6.1. Todos os participantes receberão um certificado de participação.

6.2. As 3 (três) soluções mais bem avaliadas receberão menção honrosa da Comissão Organizadora, medalhas e outros prêmios.


7. CRONOGRAMA

Atividade

Data

Período de inscrições

30/07/2018 a 24/08/2018

Divulgação das inscrições confirmadas

31/08/2018

Realização do evento

21/09/2018 a 23/09/2018


8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

8.1. Os participantes deverão levar para o evento os equipamentos que julgarem necessários para o desenvolvimento das soluções, tais como: notebooks, tablets, smartphones, entre outros que acharem necessários.

8.2. As despesas dos participantes referentes a transporte, alimentação e hospedagem serão de responsabilidade dos mesmos.

8.3. Serão fornecidos durante o evento: água, café, lanches rápidos, acesso aos banheiros e espaço para descanso.

8.4. Dúvidas sobre o regulamento e o evento podem ser enviadas para o e-mail hack@unirio.br.

8.5. Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.

8.6. O regulamento está sujeito a alterações que serão previamente publicadas no site do evento ( http://hack.unirio.br ).

8.7. Serão considerados nulos e ficarão imediatamente desclassificados e impedidos de concorrer e/ou receber os prêmios, os participantes que não atenderem as condições estabelecidas neste regulamento, ou ainda, em que se verificar tentativa de fraude ou abuso.

8.8. Ao efetivar a inscrição os participantes concordam com o inteiro teor do regulamento, autorizando a Comissão Organizadora a utilizar, editar, publicar, reproduzir e divulgar, por meio de jornais, revistas, livros e Internet, ou em qualquer outro meio de comunicação, assim como pesquisas científicas, sem ônus e sem autorização prévia ou adicional, os seus nomes, vozes, imagens e soluções propostas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, durante período indeterminado em conformidade com a legislação vigente.